Objetivo

 

A criação do CENESP/PPDNE/UFU é a primeira inciativa no âmbito da atividade física e esporte para pessoa portadora de deficiência e necessidades especiais, não sendo nesse momento recomendável que haja uma limitação das modalidades paraolímpicas específica, uma vez que a demanda nesta área é bastante grande.
 
Neste sentido, a proposta desse Centro, tendo em vista a grande necessidade de orientação e assessoramento das entidades esportivas é atender a todas as modalidades do esporte paraolímpico nacional, procurando dar o suporte técnico, científico, metodológico e de formação de recursos humanos de acordo com as necessidades das entidades e capacidade estrutural do CENESP/PPDNE/UFU.

 

Objetivo Geral
Fazer avaliações clínicas e físicas, desenvolver metodologias e prescrever atividades para pessoas portadoras de deficiências e aquelas com necessidades especiais, tais como, idosos, cardiopatas, pneumopatas, obesos, diabéticos etc.

Objetivo Específicos

  1. Aplicar protocolos de avaliação das capacidades físicas gerais, coordenativas e psicológicas.
  2. Desenvolver protocolos específicos de avaliação de acordo com a condição apresentada pelos respectivos grupos de pessoas.
  3. Propor programas de atividades físicas compatíveis com as limitações e necessidade de cada grupo.
  4. Avaliar, propor e acompanhar o desenvolvimento de programas de treinamento desportivo de alto nível para atletas paraolímpicos.
  5. Integrar profissionais de diferentes áreas do conhecimento para atuarem.
  6. Assessorar as associações esportivas nacionais de pessoas portadoras de deficiência no âmbito das avaliações e orientações dos seus atletas que participam de eventos internacionais.
  7. Possibilitar a participação de estagiários nos vários programas a serem desenvolvidos.
  8. Desenvolver metodologias de ensino de atividades físicas e treinamento esportivo adequados às pessoas com necessidades especiais.