Planos de Ensino Licenciatura

por Portal FAEFI
Publicado: 25/08/2020 - 00:00
Última modificação: 11/11/2021 - 13:06

Programa de Atividades Formativas Complementares do Curso de Licenciatura em Educação Física - PROLICEF/UFU

 

A educação enquanto fenômeno histórico-social. A organização da educação brasileira a partir dos anos 60. A educação brasileira frente às reformas educacionais e seus impactos nas políticas educacionais e na gestão da educação. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e suas implicações na organização do trabalho escolar. O professor frente à organização e gestão da escola na atualidade).

A disciplina de Política e Gestão da Educação visa que os(as) licenciandos(as) compreendam as contradições políticas e epistemológicas contidas no processo de reformas de políticas para a educação no Brasil, desde os anos 1960 até a contemporaneidade. A partir da realização da Conferência Mundial de educação para Todos em Jomtien, na Tailândia, várias mudanças ocorreram no campo educacional brasileiro, a começar pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), e a Lei 9424 (Fundef), ambas no final de 1996 e do Plano Nacional de Educação, em 2001.

Nesse contexto vão ficando cada vez mais evidentes as novas disputas no âmbito Estado, com mudanças significativas na direção da ação governamental, no sentido de (re)formular compromissos e diretrizes da Constituição Federal de 1988. Por isso, o estudo das políticas educacionais e gestão da educação pressupõe uma compreensão teórica do Estado e da ação Governamental, assim como das forças que atuam no interior da sociedade civil, incluídas, as de confronto social.

As ações propostas nos últimos 30 anos, revelam, de forma privilegiada, diferentes concepções de Estado e de Escola. O conhecimento e a análise das experiências concretas de políticas e projetos educacionais implementados pelo Estado, em redes públicas de ensino – estaduais e municipais – facilita ao futuro(a) professor(a), uma análise mais objetiva das tendências e possibilidades de políticas públicas em relação à universalização de uma Educação Básica de qualidade, nas diferentes etapas e modalidades de ensino, para a maioria das crianças, jovens e adultos do Brasil. Acreditamos que esses conhecimentos sejam essenciais para a atuação dos futuros professores que cursam as licenciaturas.

 


 

Plano de Ensino 2021-1