Fisioterapia

A Faculdade de Educação Física, da Universidade Federal de Uberlândia, como instituição pública que se relaciona intensamente com a sociedade Brasileira e que vem estabelecendo a tríade ensino, pesquisa e extensão na área da saúde, propõe a criação do curso de Fisioterapia.

A universidade pública brasileira tem recebido demandas que, cada vez mais, refletem as rápidas transformações sociais e, por isso, necessitam de respostas capazes de corresponder às necessidades de esse novo panorama social. Entre elas, a discussão sobre a complexidade da formação de recursos humanos com perfis voltados para o trabalho em saúde pública, incluindo o profissional de Fisioterapia.
 
Inteirados que somos dos conhecimentos científicos, culturais e filosóficos emergentes que começam a se consolidar no início do século XXI, é que buscamos uma fundamentação teórica condizente com o Projeto Pedagógico que idealizamos construir, no sentido de produzir uma formação crítica, criativa, atualizada e contemporânea.
 
Assim, o desafio que se coloca para a Universidade, na criação do Curso de Fisioterapia, é o avanço do conhecimento em saúde pública bem como a produção do conhecimento biomédico e clínico de uma forma geral, incorporando-o ao ensino, pesquisa e extensão.
 
Com base nos procedimentos legais para a proposta de criação de um novo curso foi elaborada em sintonia com as referências atuais: Diretrizes Curriculares para a Formação do Profissional de Fisioterapia (Resolução CNE/CES n°. 4/2002), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) e o Parecer CNE/CES 1210/2001.
 
O projeto apresenta o resultado de um consenso em relação à perspectiva de formação de profissionais em fisioterapia que deverá orientar a implementação desse novo curso, que em sua essência, desvela novos caminhos em consonância com as necessidades locais e sociais no âmbito da Saúde.
 
Diante disso, a FAEFI, ao apresentar sua proposta de criação do Curso de Graduação em Fisioterapia, assume um compromisso imperioso com a comunidade, com a comunidade, ampliando sua atuação no processo de formação de profissionais com condições de atuar com competência na promoção, prevenção e reabilitação em saúde nos diversos níveis de atenção. É com esse compromisso que apresentamos a proposta educacional deste Projeto Pedagógico. 
 
Endereço para Correspondência:
Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
Campus Educação Física
Rua Benjamim Constant, 1286
Uberlândia - MG - CEP 38400-678
 
Secretaria do curso de Fisiterapia:
Nome: Guilherme dos Santos Reis
Telefone: 34 3218-2968
Email: cofit@faefi.ufu.br
 
Coordenação do curso de Fisiterapia:
Tipo: 
Graduação
Email: 
cofit@faefi.ufu.br
Telefone: 
(34) 3218-2969 ou 3218-2968
Coordenador: 
Angelo Piva Biagini
Página: 
http://www.faefi.ufu.br/graduacao/fisioterapia