Laboratório

Prof. Dr. Guilherme Gularte de Agostini

Técnico Responsável:
Mário Eduardo S. Rodrigues

Desenvolvimento de pesquisas nas áreas de esporte e saúde. Os temas de pesquisa na área esportiva focam nos aspectos biomecânicos relacionados a corrida ao chute, ações de defesa de e ataques no voleibol, execução de saltos e aterrissagens, Técnicas de natação e outras ações esportivas. Na área da saúde, o foco principal tem sido em investigar as alterações no controle da marcha e da postura em atletas e idosos com o intuito de desenvolver propostas de intervenção que auxiliem na redução de ocorrência de lesões nestas populações.

Assim o Laboratório de Neuromecânica e Fisioterapia/Biomecânica (LANEF) têm como principal objetivo proporcionar com que os alunos dos cursos de Educação Física, Fisioterapia e outros de áreas afins da Universidade Federal de Uberlândia possuam uma qualificação prática para o uso das ferramentas e conhecimentos na área da Neuromecânica e Biomecânica, para o exercício de sua profissão com mais qualidade.

Equipamentos:

• Conjunto de câmeras para análise de movimentos em 3D
  • Câmeras para análise de movimentos em 2D
  • Câmeras para análise de movimentos subaquáticos
  • Plataforma de força
  • Tapete para avaliação de altura se saltos
  • Conjunto de células fotoelétricas para medidas de velocidades
  • Podoscópio
  • Eletrimiógrafo